Igreja de São Gens de Boelhe

Igreja de São Gens de Boelhe
A Igreja de São Gens de Boelhe, classificada como Monumento Nacional desde 1927, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Nesta Igreja é de realçar a qualidade patente na construção dos muros, nos quais é visível uma apreciável quantidade de siglas geométricas e alfabéticas. O portal principal apresenta semelhanças com os portais das Igrejas de São Vicente de Sousa, do Salvador de Unhão e de Santa Maria de Airães, localizadas em Felgueiras.

Os capitéis do portal com palmetas executadas a bisel, típicas do românico rural do Vale do Sousa, e ornatos grafíticos de cruzes dentro de círculos acusam a reviviscência de técnicas decorativas tradicionais.

Esta Igreja, que foi edificada entre os meados e o final do século XIII, caracteriza-se por ser uma das mais conseguidas expressões decorativas do românico rural.

Na fachada norte, a cachorrada apresenta uma assinalável variedade de motivos que vão desde cabeças de touro até homens que transportam pedra. A tradição atribui a fundação da Igreja de Boelhe ora à filha de D. Sancho I, a Beata Mafalda, ora à sua avó, a rainha D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques.

GPS: N 41º 8' 5,85'' , O 8º 14' 33,41''

Mais informações em www.rotadoromanico.com
Enviar para o Facebook  Enviar para o Twitter  Enviar para o Delicious



por Rota do Românico





Aqui perto....

Rio Mau 
Quinta da Aveleda 
Igreja de Rio de Moinhos - Penafiel  
Sebolido 
Castelões 
Outono 
Irivo