Igreja do Salvador de Unhão

Igreja do Salvador de Unhão
A Igreja do Salvador de Unhão, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A Igreja do Salvador de Unhão é um estimável testemunho da arquitectura românica portuguesa. O portal principal, de excelente qualidade, apresenta um conjunto de capitéis vegetalistas considerados entre os melhores esculpidos de todo o românico do Norte de Portugal.

Apesar das transformações que foi recebendo ao longo do tempo, conservou-se a epígrafe que regista a Dedicação de uma igreja anterior, em 28 de Janeiro de 1165.
A referência ao Magister Sisaldis nesta epígrafe e a existência de uma série de siglas com um S de grande dimensão parecem indicar o nome do mestre da obra, elemento raro no panorama da arquitectura românica portuguesa.

A matriz de Unhão, de planta longitudinal, conserva a nave de construção românica. Nesta nave, construída durante a primeira metade do século XIII, é patente o encontro de soluções decorativas próprias da região do Vale do Sousa com outras provenientes da região de Braga.

A imagem de Nossa Senhora do Leite é uma escultura em calcário policromo de origem desconhecida. Apresenta uma iconografia da época gótica apesar da rigidez das formas.

GPS: N 41º 18' 44,01'' , O 8º 14' 12,1''

Mais informações em www.rotadoromanico.com




por Rota do Românico





Aqui perto....

Torrados 
Felgueiras 
Igreja de São Mamede de Vila Verde  
igreja  
Igreja de São Vicente de Sousa  
Aqueduto do Mosteiro de Pombeiro 
Igreja Nova da Lixa