Igreja de São Mamede de Vila Verde

Igreja de São Mamede de Vila Verde
A Igreja de São Mamede de Vila Verde integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A referência documental mais antiga respeitante a esta Igreja data de 1220, integrando então o padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

O templo actual corresponde a uma reforma mais tardia. A Igreja está orientada canonicamente, isto é, a cabeceira volta-se a oriente e a fachada principal a ocidente. É constituída por uma única nave e cabeceira rectangulares.

É uma construção à maneira românica, ou seja, utiliza as técnicas construtivas, a planta e os alçados próprios da arquitectura românica, embora corresponda a uma época em que a arquitectura gótica era há muito dominante.

Como sugerem alguns elementos, sobretudo a forma de arranjar os portais e a utilização predominante de cachorros lisos, esta Igreja deve datar do século XIV.

Os vestígios da pintura mural, hoje muito residuais, mostram que as paredes laterais da capela-mor foram pintadas com um padrão decorativo. Na parede oriental são ainda identificáveis as figuras de dois santos, São Bento e São Bernardo.

A presença de um brasão pertencente aos Melos reforça a ligação da encomenda deste programa aos abades comendatários do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.

GPS: N 41º 18' 17,19'' , O 8º 10' 55,61''

Mais informações em www.rotadoromanico.com





por Rota do Românico





Aqui perto....

Penacova 
Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro 
Ponte Vila Fria 
Igreja Refontoura 
Pedreira  
Vila Verde 
igreja