Igreja de Santa Maria de Meinedo

Igreja de Santa Maria de Meinedo
A Igreja de Santa Maria de Meinedo, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1945, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja apresenta um programa arquitectónico muito preso ao românico rural. A sua datação deve ser situada entre o final do século XIII e o início do século XIV, embora o templo perpetue esquemas decorativos e soluções construtivas que seguem os modelos românicos.

A Igreja apresenta uma planta de uma única nave e cabeceira rectangulares, ambas com cobertura de madeira. O portal principal tem as arquivoltas decoradas com motivo de pérolas num arranjo próprio do gótico rural.

Apesar desta datação tardia, o prestígio da Igreja é muito grande. Meinedo foi sede de um Bispado no século VI. A campanha de escavações arqueológicas, entre 1991 e 1993, permitiu identificar a abside de um edifício de planta cruciforme que poderá datar do período suevo.

A imagem de Nossa Senhora de Meinedo ou de Nossa Senhora das Neves é uma escultura da época gótica. Enquadra-se na produção coimbrã, talvez datando do século XV. Contudo, o quase total desaparecimento da policromia confere-lhe um aspecto um pouco arcaico que torna complexa a sua datação.

GPS: N 41º 14' 54,36'' , O 8º 15' 27,36''

Mais informações em www.rotadoromanico.com




por Rota do Românico





Aqui perto....

Cristelos 
Santo Estevão 
Canal 
Quartel dos Bombeiros de Lousada 
Ponte de Vilela 
Igreja de Santa Maria de Meinedo 
Jardim e Igreja do Senhor dos Aflitos