Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios

Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios
A Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, classificada como Monumento Nacional desde 1927, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja situa-se num importante território da época da Reconquista. A criação do território Anegia está documentada em cerca de 870.

A primeira referência à Igreja de São Miguel remonta ao final do século XI. O actual templo não corresponde a uma época tão tardia. Foi alvo de uma reforma ocorrida no século XIV.

É um exemplar que se insere no românico de resistência. Nesta Igreja foram empregues soluções do gótico rural, no tipo de decoração vegetalista tanto do arco cruzeiro como do portal sul, simultaneamente com soluções construtivas próprias da época românica.

A fachada principal apresenta um portal muito simplificado. O portal norte recebeu uma decoração mais rica. Este está enquadrado por arquivolta decorada com motivos em ponta de diamante e folhas talhadas a bisel, em semelhança com o arco cruzeiro do interior da Igreja, elementos que o enquadram no românico tardio e no gótico regional.

A cabeceira original foi alongada e alteada no século XVIII.

GPS: N 41º 5' 0,12'' , O 8º 17' 57,94''

Mais informações em www.rotadoromanico.com




por Rota do Românico





Aqui perto....

Santa Marta 
O Rio Cavalum em Penafiel 
Canelas 
Capela de Passinhos - Boelhe 
Sebolido 
Igreja do Salvador de Cabeça Santa 
Igreja de Rio de Moinhos - Penafiel