Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa

Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa
Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa situa-se em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, na região Norte do País, e integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.

Fundado em 962 pelo Cavaleiro Godo Trutesindo Galindes, ascendente de Egas Moniz, e reconstruído em meados do século XIII, o Mosteiro insere-se num estilo de transição do românico para o gótico, albergando a célebre Igreja românica de três naves.

O conjunto sofreu alterações nos séculos XI e XIII, com a ampliação da Igreja, e posteriormente nos séculos XVIII e XX.

Na fachada da Igreja apresenta-se o belo portal gótico com cinco arquivoltas e uma célebre rosácea. No interior encontra-se o túmulo de Egas Moniz, preceptor de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, contendo no interior uma pequena caixa de cobre com as cinzas fúnebres.

Encontram-se ainda alguns elementos do templo pré-românico reaproveitados na igreja e espalhados pelo claustro, nomeadamente fragmentos de frisos, impostas e colunelos com decoração vegetalista.

Um grande incêndio deflagrou em 1927, procedendo-se então a já referidas obras de restauro, que retiraram muitos dos elementos Renascentistas e Barrocos de anteriores reconstruções e restauros.

Vale a pena conhecer um dos maiores legados Românicos do Norte de Portugal, inserido num local de grande beleza natural.

GPS: N 41º 9' 56,72'' , W 8º 20' 40,79''

Mais informações em www.rotadoromanico.com




por Rota do Românico





Aqui perto....

Igreja de Bustelo - Penafiel 
Rio Mau - vista para rio Douro 
Capela de São Pedro 
O Rio Cavalum em Penafiel 
Estação de Penafiel 
Novas energias em Sebolido 
Guilhufe