Marmoiral de Sobrado

Marmoiral de Sobrado
O Marmoiral de Sobrado, classificado como Monumento Nacional desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Habitualmente designado de Marmorial da Boavista, este monumento apresenta uma tipologia diferente dos outros Memoriais, uma vez que não apresenta arco.

É formado por duas cabeceiras verticais com cruzes gravadas, onde se apoiam duas lajes horizontais. A superior é rectangular e a inferior, correspondente a uma tampa sepulcral, apresenta formato convexo na superfície.

Na laje inferior foram gravadas uma longa espada e uma cruz grega inscrita em círculo. Nas faces externas de ambas as lajes foram também gravadas espadas.

Embora seja complexa a datação deste monumento, uma vez que a sua estrutura tem uma expressão diversa dos outros Memoriais, o Marmoiral de Sobrado tem sido datado de meados do século XIII.

Os Memoriais de Sobrado, Ermida, Arouca, Alpendorada e Lordelo estão, segundo a lenda, relacionados com D. Mafalda, filha de D. Sancho I. São tradicionalmente referidos como ponto de paragem no traslado do seu corpo para o Mosteiro de Arouca, onde a infanta foi sepultada.

GPS: N 41º 2' 33,72'' , W 8º 16' 12,95''

Mais informações em www.rotadoromanico.com




por Rota do Românico





Aqui perto....

Real 
Igreja Paroquial da Freguesia de Real 
Serra de S. Domingos com vista do Rio Mau 
Igreja de São Plagio 
Igreja de Santa Maria de Sardoura - Castelo de Paiva 
Folgoso - Raiva 
Raiva, Castelo de Paiva