Marmoiral de Sobrado

Marmoiral de Sobrado
O Marmoiral de Sobrado, classificado como Monumento Nacional desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Habitualmente designado de Marmorial da Boavista, este monumento apresenta uma tipologia diferente dos outros Memoriais, uma vez que não apresenta arco.

É formado por duas cabeceiras verticais com cruzes gravadas, onde se apoiam duas lajes horizontais. A superior é rectangular e a inferior, correspondente a uma tampa sepulcral, apresenta formato convexo na superfície.

Na laje inferior foram gravadas uma longa espada e uma cruz grega inscrita em círculo. Nas faces externas de ambas as lajes foram também gravadas espadas.

Embora seja complexa a datação deste monumento, uma vez que a sua estrutura tem uma expressão diversa dos outros Memoriais, o Marmoiral de Sobrado tem sido datado de meados do século XIII.

Os Memoriais de Sobrado, Ermida, Arouca, Alpendorada e Lordelo estão, segundo a lenda, relacionados com D. Mafalda, filha de D. Sancho I. São tradicionalmente referidos como ponto de paragem no traslado do seu corpo para o Mosteiro de Arouca, onde a infanta foi sepultada.

GPS: N 41º 2' 33,72'' , W 8º 16' 12,95''

Mais informações em www.rotadoromanico.com




por Rota do Românico





Aqui perto....

Igreja de Santa Maria de Sardoura - Castelo de Paiva 
Raiva, Castelo de Paiva 
Igreja de São Martinho de Sardoura - Castelo de Paiva 
Real 
Igreja Paroquial da Freguesia de Real 
Rio Paiva 
Tragédia da ponte Hintze Ribeiro em Entre-os-Rios; Castelo de Paiva