Bolo de Natal

Bolo de Natal
O excelente bolo de Natal açoriano, pode considerar-se representativo da doçaria de tradição conventual e senhorial pois é feito de ingredientes ricos e variados.
Para o seu sabor ser devidamente apreciado, deve ser feito com pelo menos oito dias de antecedência. Serve-se no Natal sem qualquer enfeite ou apenas enfeitado com frutas cristalizadas.

Ingredientes:
500 gr de farinha; 500 gr de açúcar; 250 gr de manteiga; 6 ovos; 3 colheres de chá de; fermento em pó; raspa da casca de 1 limão; noz-moscada; 1 cálice de aguardente; 1 cálice de vinho de Porto; 500 g de frutas cristalizadas (tendo de incluir obrigatoriamente cidrão); 125 g de nozes; 1,5 dl de melaço;2 variedades de doce de fruta (2 colheres de sopa de cada um: marmelo, figo, uva, morango, entre outros)



Preparação:
Picam-se as frutas cristalizadas e polvilham-se com farinha. Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter um creme. Juntam-se as gemas, misturam-se bem e adicionam-se os restantes ingredientes com a excepção das claras, sendo a farinha peneirada com o fermento.
Batem-se as claras em castelo bem firme e juntam-se ao preparado anterior. Deita-se a massa numa forma redonda bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se a cozer em forno médio durante cerca de uma hora e meia. Verifica-se a cozedura com um palito, que deve sair seco.







Aqui perto....

Antigo cais de Ponta Delgada 
Igreja nas Sete Cidades 
Lenda do Salto do Cavalo 
São Vicente Ferreira 
Praça da Republica 
Bolo de Ananás de S. Miguel 
Carnaval de 1907 em Ponta Delgada