Festa Nossa Senhora da Luz

Festa Nossa Senhora da Luz
A devoção a Nossa Senhora da Luz decorre no segundo domingo de Setembro,remonta a tempos muito antigos, principalmente por parte de mulheres prestes a dar à luz e pessoas com problemas de visão, fazendo e pagando promessas no dia da procissão.
Também acontecia frequentemente os ranchos de fiéis que de diversos pontos da ilha se deslocavam a pé aos Fenais da Luz, a cantar e a bailar em romaria à festa da Senhora da Luz. Muitos, de locais mais distantes, dirigiam-se de véspera, onde pernoitavam numa casa junto à igreja, então chamada de Casa do Romeiro, hoje Passal de N. Sra. Da Luz.
Como resultado dessa grande afluência, criou-se a tradição, ainda hoje mantida, da instalação de pequenas vendas da mais variada fruta.
Nos dias de hoje, ainda é grande a afluência no dia da procissão e as ruas centrais da freguesia fazem questão de se engalanar para receber a sua padroeira e os visitantes, pelo que se podem observar belíssimos tapetes com grande riqueza cromática, que na ausência de flores são substituídos por aparas de madeira pintadas.








Aqui perto....

Coral de S. José 
Lendas das sete cidades 
Festa Nª Srª dos Remédios 
Fenais da luz 
Bolo de Ananás de S. Miguel 
Lenda do Salto do Cavalo 
Largo de João Franco em Ponta Delgada