Lenda da Igreja de Nossa Senhora da Luz

Lenda da Igreja de Nossa Senhora da Luz
A certa altura, em época recuada no tempo, as pessoas dos Fenais da Luz desejavam ter a sua igreja paroquial. Decidiram-se por fim e puseram mãos à obra, mas começaram a deparar-se com muitos trabalhos por falta de materiais, tais como pedra, água e madeira.
A vontade era muita e não desistiram. Acartaram a água das poças que se formavam no calhau da costa, quando chovia. Cortaram a pedra também nos calhaus junto ao mar, em lugar hoje já coberto pela água, mas que aparece com a maré seca e que é chamado de Pedra da Igreja. Era muito difícil chegar a essas rochas e era ainda pior trazer dali as pedras que eram pesadas. Mas as lajes, partidas num dia e deixadas no lugar para serem transportadas no dia seguinte, apareciam de manhã junto às obras, sem que ninguém para lá as tivesse transportado. Nessas ocasiões o manto de Nossa Senhora aparecia esfarrapado, como se tivesse feito uma caminhada em lugar bastante íngreme e que lhe roesse as vestes.
A falta de madeira era um problema mais difícil de resolver porque ninguém tinha matas onde a pudesse cortar. Sem se saber como, começaram a aparecer junto ao calhau muitos troncos, trazidos pelo mar, que foram rebocados e aproveitados para as obras.
Certo dia, uma madre muito grande, trazida pela maré, encalhou na costa dos Fenais. Os pescadores de Rabo de Peixe levaram o grande tronco e as pessoas dos Fenais da Luz ficaram furiosos, mas não puderam fazer nada. Para seu espanto, no dia seguinte, a madre apareceu de novo no porto dos Fenais da Luz.
Era muito grossa e tiveram que a serrar mesmo ali para então a transportar com mais facilidade, em pedaços mais leves. Ficaram muito admirados, quando, ao serrar o grande tronco, encontraram no seu interior uma coroa.
Sentiram-se tão agradecidos ao Senhor e guardaram a coroa até as obras estarem completas. Então foi colocada na arcada da capela-mor e ainda hoje lá está.






Aqui perto....

Largo da Matriz 
Ginetes 
Festa Nª Srª dos Remédios 
Bolo de Ananás de S. Miguel 
Carnaval de 1907 em Ponta Delgada 
Banda União dos Amigos 
Ponta Delgada