Lenda da Igreja da Senhora das Neves na Relva

Lenda da Igreja da Senhora das Neves na Relva
Resa a lenda... que o povo da Relva desejava ter a sua igreja e começaram a construção num lugar que decidiram, no meio da freguesia.
Juntaram os materiais e fizeram os primeiros lances de parede. Os mestres trabalharam todo o dia com vontade, mas em vão, porque tudo o que tinham feito naquele dia desapareceu e os materiais, no outro dia, apareceram num sítio da freguesia a que hoje se chama Canto da Igreja.
No dia seguinte retomaram o serviço. Acarretaram a pedra e os outros materiais para o lugar marcado e recomeçaram a trabalhar na igreja. Mas, na manhã seguinte, o mesmo se tinha dado a pedra tinha sido mudada, sem se saber como, para o tal canto. E assim se repetiu. A terceira vez começaram a ver que Nossa Senhora também ali aparecia em forma de bola de neve e sempre de costas voltadas para a freguesia. O povo estava apoquentado e sem compreender. Mas a partir de certa altura entendeu que Nossa Senhora queria a sua igreja ali e de costas voltada contra a freguesia, diferente do que era costume com a maioria das igrejas. Compreenderam também que a Santa desejava que a igreja fosse dedicada a Nossa Senhora das Neves, como fazia crer a forma de bola de neve com que se mostrava ao povo.
Decidiram fazer a vontade a Nossa Senhora. Iniciou-se a igreja no lugar indicado por Ela. A construção decorreu normalmente e a igreja foi levantada no lugar e posição indicada. Hoje lá está a igreja, de costas para a freguesia, no canto da Igreja e dedicada a Nossa Senhora das Neves.






Aqui perto....

Festa Nª Srª dos Remédios 
Praça da Republica 
Coral de S. José 
Fajã de Baixo 
Antigo cais de Ponta Delgada 
Fajã de Baixo 
Bolo de Ananás de S. Miguel