Lenda da Igreja da Senhora das Neves na Relva

Lenda da Igreja da Senhora das Neves na Relva
Resa a lenda... que o povo da Relva desejava ter a sua igreja e começaram a construção num lugar que decidiram, no meio da freguesia.
Juntaram os materiais e fizeram os primeiros lances de parede. Os mestres trabalharam todo o dia com vontade, mas em vão, porque tudo o que tinham feito naquele dia desapareceu e os materiais, no outro dia, apareceram num sítio da freguesia a que hoje se chama Canto da Igreja.
No dia seguinte retomaram o serviço. Acarretaram a pedra e os outros materiais para o lugar marcado e recomeçaram a trabalhar na igreja. Mas, na manhã seguinte, o mesmo se tinha dado a pedra tinha sido mudada, sem se saber como, para o tal canto. E assim se repetiu. A terceira vez começaram a ver que Nossa Senhora também ali aparecia em forma de bola de neve e sempre de costas voltadas para a freguesia. O povo estava apoquentado e sem compreender. Mas a partir de certa altura entendeu que Nossa Senhora queria a sua igreja ali e de costas voltada contra a freguesia, diferente do que era costume com a maioria das igrejas. Compreenderam também que a Santa desejava que a igreja fosse dedicada a Nossa Senhora das Neves, como fazia crer a forma de bola de neve com que se mostrava ao povo.
Decidiram fazer a vontade a Nossa Senhora. Iniciou-se a igreja no lugar indicado por Ela. A construção decorreu normalmente e a igreja foi levantada no lugar e posição indicada. Hoje lá está a igreja, de costas para a freguesia, no canto da Igreja e dedicada a Nossa Senhora das Neves.






Aqui perto....

Festa Nª Srª dos Remédios 
São Vicente Ferreira 
Miradouro do Escalvado  
Pão de Milho 
Ginetes 
Capelas 
Bolo de Natal