A Lenda da Princesa (Lenda do Castelo de Bragança)

A Lenda da Princesa (Lenda do Castelo de Bragança)
Na aldeia de Benquerença (povoação que viria a tornar-se na cidade de Bragança) vivia uma bela princesa orfã com o seu tio, senhor do Castelo. Um dia, a princesa apaixonou-se por um jovem judeu, valente guerreiro mas de poucas posses que também estava enamorado por ela.
No entanto, sentindo-se pouco digno, o jovem resolveu sair da aldeia em busca de fortuna prometendo à princesa que voltaria quando o conseguisse ...
Conta a lenda que a princesa recusou inúmeros pretedentes com obvio prejuízo para o seu tio que, impaciente, resolveu convencer a sobrinha da morte do seu amado.
Para tal mascarou-se de fantasma e apareceu no quarto da princesa, numa noite de tempestade, anunciando-lhe que estaria condenada para sempre a uma vida de sofrimento caso não aceitasse casar brevemente.
Já estava prestes a jurar por Cristo, quando outra porta do seu quarto se abriu, e se deu o milagre: Em plena noite, entrou um raio de sol desmascarando o tio.
A princesa permaneceu na sua torre aguardando o regresso do seu amado ...
Há quem diga que noutra noite de tempestade o amado apareceu e raptou a princesa mas ao certo sabe-se apenas que a Torre passou a ser chamada a Torre da Princesa e as duas portas ficaram conhecidas como a porta da Traição e a porta do Sol.






Aqui perto....

Tanque das Três Bicas 
Espinhosela 
Sacoias 
Cascata no Rio Sabor 
Sortes 
Igreja de Serapicos  
Castelo de Bragança