...

Marinha Grande

Participe
A. Arala Pinto admite que a povoação possa ser contemporânea da construção do Mosteiro da Batalha, pois os seus vitrais poderiam ter exigido a criação de uma oficina próxima do local e onde existisse areia quartzosa e fina par o fabrico de vidro, como é o caso da Marinha Grande. Há porém, quem defenda que a povoação apareceu antes, devendo ter sido fundada, pelos séculos XI ou XII por colonizadores que aqui se instalara para extrair sal das marinhas, tanto mais que há, na região, várias localidades, não muito próximas do mar, denominadas Marinha. E, se assim foi, fica explicado o primeiro elemento do topónimo (v. São Félix da Marinha.
Não há documentação antiga sobre a origem da localidade e seu nome, mas sabe-se que em 1950, na sequência da construção da primeira capela ( no local onde se localiza a igreja matriz), se passou a chamar Santa Maria da Marinha Grande, talvez por esta ser, já na altura, a maior das« Marinhas» da região. Elevada a concelho em 1836, extinto dois anos depois e restaurado em 1917, Marinha Grande é cidade desde 1988.


Monumento a Guilherme Stephens Este monumento situa-se na principal praça da Marinha Grande trata-se de uma homenagem de todos os trabalhadores da Fábrica Nacional, que se quotizaram para o pagar....
S. PEDRO DE MOEL Não se descreve:

- Visita-se e deixa-se lá uma parte do coração......
S. PEDRO DE MOEL Gente, o Mar...
E no meio da gente, eu. Cada verão de cada ano....
S. PEDRO DE MOEL O passadiço dá entrada no horizonte.
Ali mesmo à beirinha, o local onde descanso......
S. PEDRO DE MOEL Farol...
Orientador de sonhos e de marinheiros......
S. PEDRO DE MOEL ... E CADA ENTARDECER É UM NAMORO ENTRE O SOL E O MAR...

E EU BENDIGO ESSE AMOR!...
Praia dos Frades Vista da conhecida Praia dos Frades, ao final do dia...
São Pedro de Moel Fotografia antiga com vista parcial de São Pedro de Moel. Em grande plano a Piscina e a praia....
Igreja Matriz da Marinha Grande nos anos 50 Postal da década de 50 com fotografia da Igreja Matriz da Marinha Grande...