...

Belmonte

Participe
Tudo indica que o nome Belmonte tem a ver com «monte» e julga-se igualmente, também com «belo», explicando-se a origem da designação da vila. Mas há quem lhe atribua a origem de belli monte (monte de guerra). A lenda corrobora, entretanto, a primeira destas opiniões. Caramo era pastor nas encostas dos montes da Grécia, onde, então, habitavam os deuses. Cansado da sua vida pobre«umas noites dormia debaixo das estrelas, outras nos vãos dos penedos, decidiu construir uma casa.
Mas onde? « Qual o lugar do mundo onde pudesse ter a certeza de que o gado encontraria sempre pasto, tanto no Inverno como no Verão?»
Pediu ajuda aos deuses e estes disseram-lhe que confiasse nas suas cabras e ovelhas, seguindo-as até onde decidissem parar aí a teria bom local para se fixar e construir a habitação.
O pastor obedeceu e, durante anos, segui pacientemente o rebanho, até que este parou na«testa de um belo monte, virado à veia rica onde corre o Zêzere e rodeado de pastagens verdes». E Caramo aí fez a sua casa, com pedras da montanha.
E ali, e assim, nasceu Belmonte e o seu nome. Motivos relacionados com a beleza do local justificarão, entretanto, a existência de outras povoações homónimas, designadamente nas freguesias de Barrosas (Lousada), Luz (Tavira, Pechão (Olhão), Samora Correia (Benevante) e Vila Caiz (Amarante). E também os Belo Monte em Calendário (Vila Nova de Famalicão, ribeiradio (Oliveira de Frades) e Sobrado (Castelo de Paiva).


Belmonte O Berço de Pedro Alvares Cabral (Belmonte) e o seu castelo...
Belmonte O Castelo de Belmonte caracteriza-se pela beleza singular da sua frontaria...
Na defensiva Castelo de Belmonte na defensiva...
Capelas do Calvário e de Santo António Não se sabe ao certo mas ao que tudo indica a Capela de Santo António é mais velha que a Capela do Calvário....
Castelo de Belmonte Castelo de Belmonte...
Castelo de Belmonte Castelo de Belmonte...