Rota do Românico

Foto de Rota do Românico

Rota do Românico
Uma experiência fundada na História

Uma Rota fundada nas memórias do românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com história, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, memoriais, pontes castelos e torres senhoriais, amadurecida em terra forjada de verde, repleta de saberes e sabores.

A Rota do Românico, ancorada num património histórico e arquitectónico de excepcionais particularidades e de grande valor nacional e ibérico, pretende assumir um papel de destaque no panorama do Turismo Cultural. Desenvolvida pela Valsousa – Associação de Municípios do Vale do Sousa, a Rota do Românico integra 21 monumentos que guardam lendas e histórias nascidas com a fundação da Nacionalidade e testemunham o papel relevante que este território outrora desempenhou na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.


Igreja de São Vicente de Sousa A Igreja de São Vicente de Sousa, classificada como Monumento Nacional desde 1977, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja conserva duas inscrições da época românica. A inscrição comemorativa da Dedicação...
Igreja do Salvador de Unhão A Igreja do Salvador de Unhão, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A Igreja do Salvador de Unhão é um estimável testemunho da arquitectura românica portugue...
Igreja de São Mamede de Vila Verde A Igreja de São Mamede de Vila Verde integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A referência documental mais antiga respeitante a esta Igreja data de 1220, integrando então o padroado do Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro.
...
Igreja do Salvador de Aveleda A Igreja do Salvador de Aveleda, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja é um testemunho da longa persistência das formas românicas na arquitectura me...
Igreja de Santa Maria de Meinedo A Igreja de Santa Maria de Meinedo, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1945, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja apresenta um programa arquitectónico muito preso ao românico rural. A sua d...
Ponte de Espindo A Ponte de Espindo integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Ponte é constituída por um só arco de volta perfeita apoiado em sólidos pilares que arrancam directamente das margens, apresentando-se o da margem esquerda pr...
Ponte de Vilela A Ponte de Vilela integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Em cantaria granítica, esta Ponte é composta por quatro arcos de volta perfeita. Os arcos apoiam-se em três pegões cegos, reforçados com talhamares triangulares a ...
Torre de Vilar A Torre de Vilar, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1978, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

De planta rectangular, esta Torre ergue-se sobre um afloramento granítico que coroa uma pequena elevação....
Mosteiro de São Pedro de Ferreira O Mosteiro de São Pedro de Ferreira, classificado como Monumento Nacional desde 1928, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A Igreja deste Mosteiro é um dos mais cuidados monumentos do românico português. O pórtico prin...
Ermida da Nossa Senhora do Vale A Ermida da Nossa Senhora do Vale, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A localização desta Ermida explica a evocação de Nossa Senhora do Vale, mostrando como ...
Igreja de São Pedro do Mosteiro de Cête Também conhecido como Igreja Paroquial do Mosteiro de Cête, este Monumento Nacional situa-se no lindíssimo vale do rio Sousa, em Cete, no bonito concelho de Paredes, integrando o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

A Igreja de S....
Torre do Castelo de Aguiar de Sousa A Torre do Castelo de Aguiar de Sousa integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

O local de implantação do que resta de uma antiga estrutura fortificada acusa as preocupações de defesa do território. De acesso difícil, rode...
Igreja de São Gens de Boelhe A Igreja de São Gens de Boelhe, classificada como Monumento Nacional desde 1927, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Nesta Igreja é de realçar a qualidade patente na construção dos muros, nos quais é visível uma apr...
Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios A Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, classificada como Monumento Nacional desde 1927, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja situa-se num importante território da época da Reconquista. A criação do territ...
Igreja de São Pedro de Abragão A Igreja de São Pedro de Abragão, classificada como Monumento Nacional desde 1977, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja conserva a cabeceira da época românica, testemunho significativo da arquitectura român...
Igreja do Salvador de Cabeça Santa A Igreja do Salvador de Cabeça Santa, classificada como Monumento Nacional desde 1927, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Esta Igreja é um excelente exemplar para compreender a arquitectura românica portuguesa. A itine...
Memorial da Ermida O Memorial da Ermida, classificado como Monumento Nacional desde 1910, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico, constituindo um monumento de notável interesse. Corresponde a uma tipologia de que restam unicamente seis exemplares ...
Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro Beneditino de Paço de Sousa situa-se em Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, na região Norte do País, e integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico do Vale do Sousa.

Fundado e...
Marmoiral de Sobrado O Marmoiral de Sobrado, classificado como Monumento Nacional desde 1950, integra o percurso turístico-cultural da Rota do Românico.

Habitualmente designado de Marmorial da Boavista, este monumento apresenta uma tipologia diferente dos outros Mem...